às segundas… yin yoga

A aula de yoga das segundas é dedicada à prática de Yin Yoga. Convidamo-vos a experimentar e a complementarem a vossa prática com este tipo de sequências.

O Yin Yoga é uma prática calma e simples de posturas que alongam e estimulam o tecido conjuntivo, permitindo uma abertura mais profunda, particularmente a nível das ancas, coxas, pélvis e coluna.

A teoria, proposta pelo Dr. Motoyama, é que os nossos meridianos (nadis, canais de prana) estão localizados no nosso tecido conjuntivo. Ao criar espaço nestes tecidos, não estamos só a aumentar a nossa flexibilidade e mobilidade física, mas estamos também a promover a fluidez de chi ou prana (energia vital) do nosso corpo.

As posturas yin são mantidas passivamente durante períodos de tempo que podem ir de 2 a 5 minutos, respeitando os limites físicos de cada praticante.

Os 3 principios fudamentais das posturas yin:

1º- Entrar na postura física respeitando os nossos limites físicos. Signififca que se fazem de um modo delicado e não agressivo, permitindo que a respiração se mantenha suave e constante.

2º- Para ajudar a nutrir as articulações devemos nos manter imóveis e e muscularmente suaves. Sempre que nos movemos o chi move-se predominantemente para os músculos, na prática yin pretende-se que este se diriga mais para os ossos e articulações, pelo que é importante diminuir o movimento e permanecer na postura.

3º- Manter a postura durante algum tempo, para eficazmente nutrir os meridianos. Tal como na acupuntura, as agulhas têm de permanecer algum tempo na sua posição. É necessário tempo e paciência para que os nossos orgãos possa absorver esta energia súbtil.

Os benefícios são muitos, mas podemos destacar o alívio do stress diário, aumento do nosso nível de resistência, relaxamento, desenvolvimento de foco e concentração mental, e suporte da prática de sequências mais yan (mais activas).

Venham experimentar!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s