yoga e perder peso

Existem muitas razões que nos levam até à prática de Yoga. Alguns de nós procuramos técnicas que nos ajudem a relaxar e gerir o stress nas nossas vidas, outros em busca de um método de auto-conhecimento, mas também porque nos queremos sentir mais em forma, mais flexiveis, ágeis e com menos peso.

E o Yoga pode ajudar. Para perder peso é necessário queimar mais calorias do que as que se ingerem e de acordo com um estudo publicado em 2005 em Terapias Alternativas levada a cabo por Alan R. Kristal, director do programa de prevenção do cancro no Centro de Pesquisa Fred Hutchinson em Seatle, a prática de yoga pode ajudar a perder peso. O estudo verificou que participantes com excesso de peso que praticavam yoga regularmente à mais de 4 anos perderam peso. Durante o mesmo período, mulheres e homens com peso normal que praticavam yoga formam capazes de manter o seu peso mais eficazmente ao longo do tempo.

Um artigo escrito pelo Dr. Timothy McCall vai um pouco mais além da queima das calorias e mostra como até práticas mais suaves de Yoga podem ajudar a perder algums quilinhos.

“Yoga é muito mais do que um programa para perder peso, mas já ajudou muitas pessoas a perder uns quilos extra, mesmo quem passou anos a tentar emagrecer através de outros métodos sem sucesso. Diversos estudos mostram que um programa completo de yoga – ásana, técnicas de respiração e meditação – podem eliminar alguns quilos.

Como se faz através do Yoga? A explicação mais óbvia são todas as calorias queimadas durante a prática de ásanas, especialmente em aulas mais vigorosas. Mas muitos alunos perdem peso mesmo se a sua prática de yoga é mais suave e não os faz queimar tantas calorias.

MENOS STRESS Uma explicação menos óbvia é que o yoga ajuda a reduzir o stress. Como resposta ao stress, os níveis hormonais do cortisol aumentam; para pessoas que continuamente se preocupam, esses níveis podem permanecer elevados. Níveis elevados de cortisol não só estimulam o apetite, como asseguram que qualquer caloria adicional se converta em gordura. O pior é que, sob a influência do cortisol, essa gordura tende a depositar-se no abdómen, um local particularmente não saudável. Barrigas grandes estão associadas a resistência à insulina – um precursor da diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. Ao combater o stress, o yoga ajuda a normalizar os níveis de cortisol.

MAIS CONSCIÊNCIA A prática regular de Yoga aumenta a habilidade de sentir o que se passa dentro do nosso próprio corpo. Esta consciência ajuda a detectar não só, por exemplo se um músculo está tenso mas também se o estômago já está cheio. Muitas pessoas com problemas de peso têm pouca consciência da sua fome e continuam a comer mesmo já estando saciados. Além de terem uma maior consciência corporal, quem pratica yoga aprende a analisar as suas emoções – seja o medo de fazer alguma ásana ou a sensação de solidão que leva a visitas nocturnas ao frigorífico. O Yoga ensina-nos que nós não somos as nossas emoções e quem nem sempre temos de agir de acordo com elas.

MELHOR CONCENTRAÇÃO Se luta com excesso de comida, tente prestar mais atenção aos seus hábitos alimentares – mesmo que não consiga mudá-los para já. Se está prestes a comer quando não tem realmente fome, avalie as emoções que podem estar a alimentar o seu apetite. É também útil eliminar distracções. Resista à tentação de ler, ver televisão, ouvir música, ou conversar com um amigo enquanto come. Em vez disso, tente transformar a sua refeição numa meditação, sintonizando-se com os sabores, texturas e cheiro dos alimentos. Se se sente a deslizar em pensamentos, simplesmente aperceba-se disso e volte a sua atenção para a comida e para a resposta do seu corpo a ela.

BIGGER PICTURE Um último conselho: Não se deixe envolver por todas as campanhas publicitárias sobre dietas. Em vez de adoptar uma estratégia a curto prazo para perder alguns quilos (que podem resultar em duas vezes o ganho de peso), concentre-se em encontrar uma abordagem equilibrada entre alimentação e exercício para que possa desfrutar e manter-se saudável a longo prazo.”

Artigo em inglês aqui.

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