meditação com Tiago Marques

aulas de meditação com Tiago Marques

A partir desta semana, vamos passar a ter mais uma actividade de meditação no YogaRoom, com Tiago Marques, às terças-feiras das 18h00 às 19h00.

A maior parte das vezes, embora nem sequer dê por isso ou reconheça esse facto, andamos com a mente mais ocupada ou distraída do que estamos dispostos a admitir.

Gastamos um enorme esforço e energia, sem dar por isso, com a mente fixa em pensamentos inconstantes ou de preocupação com coisas que nos ensinam ser importantes mas que quase nunca são realmente importantes para nos fazer sentir felizes, em paz e preenchidos.

Todos nós tendemos a formar padrões mentais habituais, a que nos agarramos para adquirir uma sensação de conforto e segurança na vida. Esta repetição de padrões não é forçosamente negativa pois, sem isso, não teríamos qualquer noção de estabilidade. No entanto, o que por vezes acontece é que a mente fica ocupada numa repetição incessante de pensamentos repetitivos.

Apesar de tudo, não é isso que cria instabilidade ou falta de paz interior. É, antes, a falta de silêncio e da tranquilidade que apenas pode ser encontrada com a prática regular de aquietar a mente. Por isso, a prática do aquietar a mente é fundamental para um contacto profundo connosco próprios, para nos aprendermos a escutar.

Mas a maioria das pessoas afirma não ter tempo, ou não saber meditar, num simples gesto de sentar e relaxar, como que numa conversa consigo mesmos, dando apenas atenção ao profundo respirar do seu corpo.

Por isso se torna importante aprender como fazer da meditação uma prática sem esforço, sabendo que seguindo determinados passos, se pode conseguir a um estado que é natural para o ser humano.

Para conseguir sair desta zona em que a mente se ocupa incessantemente com pequenas coisas e preocupações do dia a dia, torna-se necessário saber parar e olhar para dentro.

Através da meditação pode alcançar-se um estado além do pensamento e, uma vez permanecendo nesse estado por determinado tempo, a paz e tranquilidade interiores podem começar a fluir naturalmente.

Embora possa parecer uma tarefa impossível aquietar a mente e entrar num estado de silencio interior, numa aula de meditação esta tarefa é cumprida, sendo criadas as bases necessárias para uma prática diária de meditação.

Em cada aula vão haver três abordagens diferentes:

– Entoação de um mantra em conjunto;

– Foco num único pensamento (mantra);

– Meditação guiada.

Horário: Terças-feiras das 18 às 19 horas

Custo: 10 euros mensais (a pagar na primeira aula)

(É possível assistir a uma aula pelo valor de 3 euros)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s