raw food

Workshop Raw food – alimentação alcalina

A alimentação crudívera (raw food) é composta por alimentos que não foram cozinhados ou expostos a temperaturas superiores a 47,8ºC (118º F); a esta temperatura as enzimas naturais, essenciais nos processos quimicos no nosso corpo, especialmente na digestão, que existem nos alimentos são completamente destruidas.

Um crudívoro é alguém que come cerca de 75-100% de alimentos não cozinhados ou processados (e bebe água pura), disfrutando de refeições deliciosas que optimizam o estado de saúde uma vez que alcalinizam o corpo.

Quando consumimos uma maior quantidade de alimentos cozinhados, consumimos mais toxinas ácidas do que aquelas que o corpo consegue eliminar, o que faz com que estas se acumulem, perturbando o delicado balanço ácido/alcalino do nosso corpo, uma das maiores causas do excesso de peso e doenças.

Existem muitos benefícios para comer uma dieta alcalina. Um excesso de acidez no organismo resulta em problemas crónicos de saúde, enquanto uma alimentação alcalina evita esses mesmos problemas. Alguns dos sintomas de uma alimentação ácida são gengivites, fadiga, problemas de dentes, tendência para ficar doente frequentemente, dor inflamação, e envelhecimento prematuro.

Melhora a saúde bucal

O funcionamento adequada das células é muito importante o nível global de energia. Se as células não são saudáveis, eles não são eficazes na transferência de oxigénio dentro do corpo. Resultando em fadiga global e consequente falta de energia. Quando o nível de pH do corpo é ácido, a boca também vai ficar ácida e quando o nível de ácido na boca é demasiado elevado, provoca o desenvolvimento de bactérias a uma taxa muito mais rápida. As bactérias causam inúmeros problemas na boca. Nota-se uma melhora no nível global de saúde bucal após a mudança para uma alimentação alcalina.

Melhora a função imunológica

Quando as células são saudáveis, são efetivamente capazes de absorver os nutrientes de que necessitam. As células saudáveis também são eficientes na eliminação de produtos residuais. Quando o pH do corpo é ácido, as células não podem funcionar no seu nível óptimo. É por isso que uma pessoa tem mais probabilidade de ficar doente, desenvolver infecções quando a sua alimentação é ácida.

Reduz a dor e inflamação

O magnésio é um dos minerais que o corpo utiliza para ajudar a controlar a acidez. Se comer alimentos que têm um efeito ácido, o corpo é forçado a usar mais magnésio para ajudar a neutralizá-los. No entanto, o magnésio é também um nutriente útil no corpo que ajuda a suportar as funções das articulações e tecidos. Uma dieta alcalina tem um efeito alcalino no corpo em vez de um efeito ácido e seu corpo terá mais magnésio disponível para ajudar a reduzir o tecido a dor nas articulações e a inflamação.

Envelhecimento mais lento

Quando as células são submetidas a um ambiente ácido, funcionam com muito menos eficiência. Esta redução na funcionalidade prejudica a capacidade de auto regeneração das células, resultando em envelhecimento prematuro. O envelhecimento prematuro também pode ocorrer quando as células não são capazes de obter oxigénio suficiente, e quando elas não são capazes de se livrar das toxinas. Uma dieta alcalina previne estes cenários. Células que funcionem melhor significam uma aparência mais jovem. Além disso, como benefício adicional, uma alimentação alcalina também mantem um peso saudável.

Quando? 14 de Julho pelas 10h00.

Onde? no YogaRoom.

Contribuição? 20 euros (com almoço incluído), desconto de 10% para alunos activos do YogaRoom, desempregados e estudantes (até 21 anos).

Vagas limitadas

Dinamizador: João Painho

Nascido em Lisboa, desportista e treinador passou a empresário aos 29 anos. Aos 37 anos procura respostas para uma vida mais realizada quando se cruza com um monge da Ananda Marga e decide enveredar por um caminho espiritual e meditativo. Durante 7 anos, do Norte Centro ao Sul, dinamizou Workshops de Yoga Ocular e Alimentação Alcalina. Hoje são parte integrante da sua vida ferramentas como Olhar o Sol, Yoga Ocular,  e a prática de Alimentação Alcalina.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s